Curso RAC 05: Prevenção de Riscos em Processos com Metal Líquido
ATENÇÃO: De acordo com o novo PNR-000069 Rev. 11, a norma que regulamenta as atividades com metal líquido foi renomeada de RAC 11 para RAC 05. O treinamento da MA Consultoria já está alinhado às diretrizes de 2024/2025.
Informações do Treinamento RAC 05 (Antiga RAC 11)
Padrão Vale - PNR-000069 Rev. 11
Este treinamento é obrigatório para todos os empregados e prestadores de serviço que realizam atividades operacionais em processos envolvendo metal líquido.
- Carga Horária: 04 Horas
- Modalidade: EAD ou Presencial
- Periodicidade de Reciclagem: 03 Anos (ou em caso de mudanças nos processos e riscos).
- Pré-requisito: Inclui obrigatoriamente "Noções de Primeiros Socorros".
Objetivos de Aprendizagem:
- Definir conceitos fundamentais sobre metal líquido e fusão.
- Identificar perigos e controlar riscos em sistemas e instalações metalúrgicas.
- Compreender os benefícios da prevenção de acidentes e incidentes típicos.
- Aplicar requisitos de segurança em manuseio, transporte e contenção.
Requisitos Técnicos Atualizados (PNR-000069 Rev. 11)
Conforme a nova revisão, as instalações e procedimentos devem seguir padrões rigorosos de segurança:
Instalações e Equipamentos:
- Saídas de Emergência: No mínimo duas saídas independentes para cada ponto da edificação.
- Contenção de Vazamentos: Meios físicos de contenção e calhas de desvio projetadas para evitar derramamentos e respingos.
- Automação: Sempre que praticável, as atividades devem ser mecanizadas e controladas de ponto remoto, reduzindo a exposição humana.
- Proteção Contra Umidade: Restrição severa de fontes de água (mangueiras de limpeza) em áreas de metal líquido para prevenir explosões térmicas.
- Alarmes: Equipamentos de transferência devem obrigatoriamente possuir alarme sonoro e sinalização de perigo.
Procedimentos Operacionais:
- Inspeção Prévia: Dispositivos de transporte (panelas, calhas, potes de escória) devem ser inspecionados antes de cada uso.
- Controle de Contaminantes: Procedimentos rígidos para impedir a entrada de sucata ou materiais com umidade no processo de fusão.
- Monitoramento Contínuo: Controle de temperatura, pressão, vazão de água de resfriamento e níveis de metal/escória.
Responsabilidades na RAC 05 (Nova RAC 11)
A nova revisão do PNR reforça o papel das lideranças:
- Gestão de Riscos: Assegurar recursos para a conformidade dos equipamentos baseada em gerenciamento de riscos formal.
- Controle de Exposição: Minimizar o número de colaboradores expostos às áreas críticas durante o manuseio de material fundido.
Por que realizar o treinamento com a MA Consultoria?
A MA Consultoria oferece a solução completa para prestadores de serviço da Vale em todo o Brasil:
- Conteúdo em conformidade com o PNR-000069 Rev. 11.
- Plataforma EAD moderna com suporte para grandes grupos.
- Certificado aceito em todas as unidades Vale (Brasil e Global).
- Suporte comercial especializado para adequação de contratos de terceiros.
Regularize sua empresa hoje mesmo com a nova numeração das RACs!
Nota Técnica: O documento PNR-000069 Rev. 11 reorganizou as RACs. A numeração correta agora é RAC 05. O conteúdo programático e a periodicidade (3 anos) foram mantidos conforme a diretriz de treinamento de metal líquido, mas as interfaces com outras normas (como a nova RAC 06 de bloqueio de energias) foram reforçadas.